Visitas a lojas de carros mostram como é atendimento a pessoas com deficiência

Áreas da concessionária Honda Daitan que são dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência.

O investimento das montadoras em programas para os motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida – ou PCD, sigla comum entre os vendedores das concessionárias ao se referir a este tipo de cliente- ainda é tímido.

A reportagem visitou concessionárias da capital paulista para verificar como é o atendimento.

Em lojas das quatro maiores montadoras em número de vendas no país (Fiat, VW, Chevrolet e Ford), as pessoas que buscam informações sobre carros adaptados foram direcionadas para o departamento de vendas diretas, onde também são atendidos empresas e taxistas.

Na concessionária Honda, há vendedor exclusivo treinado pelo programa Conduz, elaborado pela montadora. A atenção dedicada à área inclui a configuração dos modelos e tornou-se referência no segmento, o que ajuda a vender mais.

“Carros como o Fit e o City têm bom espaço interno e são mais baixos, o que facilita o acesso à cabine”, diz o empresário Itamar Garcia, 50, cadeirante desde os oito anos de idade devido à poliomielite.

CONCORRÊNCIA

Principal concorrente da Honda, a Toyota vem crescendo. De acordo com a empresa, as vendas nesse segmento já cresceram 81% em 2015, na comparação com o acumulado do ano passado.

A fabricante também oferece atendimento exclusivo nas concessionárias, porém esbarra na oferta de veículos. O sedã Corolla é o único carro automático que traz uma configuração com valor abaixo do teto de R$ 70 mil.

Caso a opção seja por algum veículo com preço acima desse patamar, o cliente terá isenção do IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e do IPVA, mas pagará ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e IOF (Imposto sobre operações Financeiras).

Além do valor, o automóvel tem de ser fabricado no Brasil ou em países abrangidos por acordos comerciais, como a Argentina.

“As empresas retiram acessórios e equipamentos dos produtos para reduzir o preço, o que pode torná-los menos interessantes. O motorista deve realizar uma avaliação completa na hora de escolher do seu carro”, conta Marcio Rodrigues, diretor comercial da Mega Isenções.

MAIS ACESSÍVEIS

O mercado oferece também opções mais em conta, equipadas com câmbio automático. É o caso do Chevrolet Prisma LTZ, que custa R$ 39.642 com as isenções – sem elas, sai por R$ 55.990. O espaço interno é razoável, mas o porta-malas grande (500 litros de capacidade) permite guarda bagagens e equipamentos que facilitem a mobilidade.

Porém, antes de adquirir um carro pequeno, o cliente deve comparar suas necessidade com o que o modelo oferece. Algumas adaptações são incompatíveis com veículos pouco espaçosos, como alguns tipos de plataformas para recolhimento de cadeira de rodas.

CONFIRA A AVALIAÇÃO DAS LOJAS

Com isenção de impostos, Chevrolet Prisma LTZ cai de R$ 55.990 para R$ 39.642

FIAT

Loja visitada

Ventuno (Jurubatuba)

Instalações

Há uma vaga para pessoas com deficiência e não existem obstáculos no acesso à loja

Atendimento

Não há atendimento exclusivo, mas o cliente é encaminhado para o especialista em vendas diretas -que também cuida de frotas de empresas e de taxistas

VOLKSWAGEN

Loja visitada

Green (Jurubatuba)

Instalações

O piso do estacionamento e do showroom possui uma inclinação razoável, mas que facilita o trajeto de quem utiliza cadeira de rodas. Contudo, não há vagas exclusivas

Atendimento

Ao chegar à loja, o cliente é direcionado para o departamento de vendas diretas

CHEVROLET

Loja visitada

Itororó

(Jardim Umuarama)

Instalações

Não há vagas exclusivas, e a inclinação da área reservada para os veículos é exagerada, o que dificulta o deslocamento de cadeirantes

Atendimento

O consultor de vendas diretas foi atencioso, esclarecendo todas as dúvidas

HONDA

Loja visitada

Daitan (Jabaquara)

Instalações

A loja oferece serviço de manobristas, vaga exclusiva e uma cadeira de rodas de apoio, caso seja necessário

Atendimento

Há um vendedor exclusivo com conhecimento amplo sobre isenções legais, e a tabela de preços é publicada no site oficial da marca

FORD

Loja visitada

Navesa (Santo Amaro)

Instalações

A loja é nova e com boa estrutura para a pessoa com deficiência. Possui rampa de acesso na entrada principal e vaga exclusiva

Atendimento

O vendedor foi atencioso, porém não é especializado nesse segmento

HYUNDAI

Loja visitada

Caoa HMB (Indianópolis)

Instalações

Há vaga exclusiva e acesso fácil ao interior da loja

Atendimento

O cliente é atendido pelo especialista do setor, que domina plenamente o assunto. Foi entregue uma tabela completa com todos os veículos disponíveis e os preços com as isenções

RENAULT

Loja visitada

Sinal France

(Campo Grande)

Instalações

Há vagas de estacionamento para pessoa com deficiência e pontos de acesso facilitado para cadeirantes

Atendimento

O cliente é direcionado para o consultor de vendas, que foi prestativo e soube responder a todas as perguntas

TOYOTA

Loja visitada

Tsusho (Saúde)

Instalações

Não há vagas exclusivas, e obstáculos dificultam o acesso de cadeirantes

Atendimento

Há consultoria exclusiva, e a vendedora deu todas as informações necessárias, apresentando características e preços dos modelos

Fonte: Folha de São Paulo.