O investimento das montadoras em programas para os motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida – ou PCD, sigla comum entre os vendedores das concessionárias ao se referir a este tipo de cliente- ainda é tímido.
A reportagem visitou concessionárias da capital paulista para verificar como é o atendimento.
Em lojas das quatro maiores montadoras em número de vendas no país (Fiat, VW, Chevrolet e Ford), as pessoas que buscam informações sobre carros adaptados foram direcionadas para o departamento de vendas diretas, onde também são atendidos empresas e taxistas.
Na concessionária Honda, há vendedor exclusivo treinado pelo programa Conduz, elaborado pela montadora. A atenção dedicada à área inclui a configuração dos modelos e tornou-se referência no segmento, o que ajuda a vender mais.
“Carros como o Fit e o City têm bom espaço interno e são mais baixos, o que facilita o acesso à cabine”, diz o empresário Itamar Garcia, 50, cadeirante desde os oito anos de idade devido à poliomielite.
CONCORRÊNCIA
Principal concorrente da Honda, a Toyota vem crescendo. De acordo com a empresa, as vendas nesse segmento já cresceram 81% em 2015, na comparação com o acumulado do ano passado.
A fabricante também oferece atendimento exclusivo nas concessionárias, porém esbarra na oferta de veículos. O sedã Corolla é o único carro automático que traz uma configuração com valor abaixo do teto de R$ 70 mil.
Caso a opção seja por algum veículo com preço acima desse patamar, o cliente terá isenção do IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e do IPVA, mas pagará ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e IOF (Imposto sobre operações Financeiras).
Além do valor, o automóvel tem de ser fabricado no Brasil ou em países abrangidos por acordos comerciais, como a Argentina.
“As empresas retiram acessórios e equipamentos dos produtos para reduzir o preço, o que pode torná-los menos interessantes. O motorista deve realizar uma avaliação completa na hora de escolher do seu carro”, conta Marcio Rodrigues, diretor comercial da Mega Isenções.
MAIS ACESSÍVEIS
O mercado oferece também opções mais em conta, equipadas com câmbio automático. É o caso do Chevrolet Prisma LTZ, que custa R$ 39.642 com as isenções – sem elas, sai por R$ 55.990. O espaço interno é razoável, mas o porta-malas grande (500 litros de capacidade) permite guarda bagagens e equipamentos que facilitem a mobilidade.
Porém, antes de adquirir um carro pequeno, o cliente deve comparar suas necessidade com o que o modelo oferece. Algumas adaptações são incompatíveis com veículos pouco espaçosos, como alguns tipos de plataformas para recolhimento de cadeira de rodas.
CONFIRA A AVALIAÇÃO DAS LOJAS
FIAT
Loja visitada
Ventuno (Jurubatuba)
Instalações
Há uma vaga para pessoas com deficiência e não existem obstáculos no acesso à loja
Atendimento
Não há atendimento exclusivo, mas o cliente é encaminhado para o especialista em vendas diretas -que também cuida de frotas de empresas e de taxistas
VOLKSWAGEN
Loja visitada
Green (Jurubatuba)
Instalações
O piso do estacionamento e do showroom possui uma inclinação razoável, mas que facilita o trajeto de quem utiliza cadeira de rodas. Contudo, não há vagas exclusivas
Atendimento
Ao chegar à loja, o cliente é direcionado para o departamento de vendas diretas
CHEVROLET
Loja visitada
Itororó
(Jardim Umuarama)
Instalações
Não há vagas exclusivas, e a inclinação da área reservada para os veículos é exagerada, o que dificulta o deslocamento de cadeirantes
Atendimento
O consultor de vendas diretas foi atencioso, esclarecendo todas as dúvidas
HONDA
Loja visitada
Daitan (Jabaquara)
Instalações
A loja oferece serviço de manobristas, vaga exclusiva e uma cadeira de rodas de apoio, caso seja necessário
Atendimento
Há um vendedor exclusivo com conhecimento amplo sobre isenções legais, e a tabela de preços é publicada no site oficial da marca
FORD
Loja visitada
Navesa (Santo Amaro)
Instalações
A loja é nova e com boa estrutura para a pessoa com deficiência. Possui rampa de acesso na entrada principal e vaga exclusiva
Atendimento
O vendedor foi atencioso, porém não é especializado nesse segmento
HYUNDAI
Loja visitada
Caoa HMB (Indianópolis)
Instalações
Há vaga exclusiva e acesso fácil ao interior da loja
Atendimento
O cliente é atendido pelo especialista do setor, que domina plenamente o assunto. Foi entregue uma tabela completa com todos os veículos disponíveis e os preços com as isenções
RENAULT
Loja visitada
Sinal France
(Campo Grande)
Instalações
Há vagas de estacionamento para pessoa com deficiência e pontos de acesso facilitado para cadeirantes
Atendimento
O cliente é direcionado para o consultor de vendas, que foi prestativo e soube responder a todas as perguntas
TOYOTA
Loja visitada
Tsusho (Saúde)
Instalações
Não há vagas exclusivas, e obstáculos dificultam o acesso de cadeirantes
Atendimento
Há consultoria exclusiva, e a vendedora deu todas as informações necessárias, apresentando características e preços dos modelos
Fonte: Folha de São Paulo.