Por Kathleen Costa
Será que sua dificuldade em ter sucesso na contratação pessoas com deficiência não está na forma como o próprio processo seletivo é conduzido?
Diversas vezes, empresas acabaram optando por contratar pessoas, baseando-se apenas em suas deficiências e na premissa equivocada de que não há pessoas qualificadas para ocupar vagas de níveis hierárquicos mais elevados.
A partir disso, um cenário é comumente observado: por só disponibilizar vaga operacional, ainda que haja candidato com um perfil super qualificado, a empresa o contrata para ocupá-la. Isso, futuramente, pode gerar frustração e desmotivação do colaborador. Além disso, a falta de vagas atrativas para pessoas com deficiência acaba gerando baixa adesão de potenciais talentos.
É importante lembrar que todos possuem um grupo de competências técnicas e comportamentais, apenas é necessário se atentar para quais funções ele é mais compatível e pode ser melhor aproveitado, considerando que cada profissional pode ter uma forma diferente de executar uma mesma atribuição, porém com a mesma qualidade.