Roda de Conversa Acessibilidade e Jogos Olímpicos

A Roda de Conversa Acessibilidade e Jogos Olímpicos foi uma iniciativa do CVI-Rio em parceria com o Departamento de Comunicação da PUC-Rio durante a Exposição “DNA Carioca”, evento que homenageou os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro através de trabalhos produzidos pelos alunos do 6º período da disciplina Laboratório de Publicidade.

No encontro tivemos alguns convidados para ampliar a discussão em torno da importância da acessibilidade para a cidade do Rio, entre eles, recebemos a Arquiteta da Empresa Olímpica, Gabriella Zubelli; o Professor Cláudio Magalhães, Diretor do Departamento de Artes & Design e a Professora Vera Hazan, responsável pelo escritório modelo do Departamento de Arquitetura. Lilia Martins do CVI-Rio também esteve presente como mediadora da roda.

A Conversa teve início com as experiências descritas por Gabriella Zubelli que contou sobre sua decisão em investir fortemente na área de acessibilidade quando seu irmão sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Movida pelo desejo de melhorar os acessos da cidade para TODOS, a Arquiteta explicou como pensa para projetar qualquer espaço físico. Atualmente, ela trabalha na Empresa Olímpica e acredita que o Rio terá um legado importante na acessibilidade: a mudança da mentalidade dos profissionais da área para novas construções, pois o conceito tem sido disseminado entre todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos.

Vera Hazan, que também é arquiteta, foi a segunda convidada a narrar suas experiências na área.  Quando bem jovem, ela fez uma viagem de “mochilão” e conheceu algumas cidades acessíveis, isso chamou sua atenção para a falta de acessibilidade em sua própria cidade, desde então, ela tem focado seus esforços em projetos arquitetônicos acessíveis, inclusive sua dissertação de Mestrado foi sobre o assunto. Hoje, incentiva seus alunos a investirem em trabalhos acadêmicos sobre a temática.

Por último, Cláudio Magalhães contou sua trajetória profissional e sobre o projeto que fez para o Instituto Benjamim Constant, o que lhe deu experiência com projetos voltados para as pessoas com deficiência visual. Magalhães se graduou em Desenho Industrial pela PUC-Rio e fez Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Atualmente, é Diretor do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio onde atua desde 2013. Finalizando a roda, o professor Magalhães falou sobre sua participação na construção da marca olímpica e paralímpica com o Designer Fred Gelli.