Por Kathleen Costa
Após a contratação, é interessante que haja uma ambientação, na qual o RH apresenta os pontos de maior relevância referentes à empresa. Deve-se levar em consideração a objetividade, o esclarecimento de dúvidas e, claro, a satisfação dos novos colaboradores. Abaixo alguns pontos que podem ser abordados:
Histórico da empresa – Fatos importantes e ações que foram influência no segmento. Muitos optam por fazer essa demonstração por meio de uma linha do tempo;
Missão, visão e valores – Seu propósito de existência, onde pretende chegar, seus objetivos organizacionais e quais são os valores que devem estar presentes em todos os integrantes;
Produtos e/ou Serviços – Os produtos e/ou os serviços oferecidos e seu posicionamento no mercado;
Organograma – Representação da estrutura organizacional. Unidades, setores, departamentos, hierarquias com suas principais funções e responsabilidades;
Comunicação interna – Os principais meios de comunicação e a forma como devem ser utilizados;
Políticas e expectativas da organização – As diretrizes para orientar as ações a serem realizadas objetivando o alcance das metas definidas e o bom funcionamento da empresa como um todo. O que se deseja do colaborador em relação ao seu comportamento, postura, desempenho e resultados;
Gestão de Pessoas – Política de remuneração (salário e benefícios), possibilidades de desenvolvimento e de carreira, programas de qualidade de vida, segurança do trabalho, se for o caso.
Uma ambientação de qualidade pode ser muito positiva para reduzir a ansiedade do colaborador, além de promover o alinhamento e de estabelecer uma relação de confiança entre contratante e contratado.