A linguagem que prioriza as pessoas é considerada por muitos a forma mais respeitosa e apropriada de se referir àqueles que já foram chamados de aleijados, ceguinhos, ou mesmo, retardados.
Tem um artigo muito bom sobre isso do nosso querido e saudoso José Carlos neste link: https://www.cvi-rio.org.br/site/nossa-historia-do-aleijado-ao-pcd/
Para sermos corretos politicamente e evitarmos termos que possam ser ofensivos, em vez de dizer deficiente, podemos falar pessoa com deficiência. Em vez de autista, podemos dizer pessoa com autismo, e assim por diante. A ideia é ver a pessoa primeiro ou ver a pessoa – não a sua condição!
Essa frase resume bem o que queremos dizer: “a deficiência está em mim, mas ela não me define e nem me limita. Portanto, não me diga o que eu posso fazer”. Autor desconhecido.
#PraTodoMundoVer post quadrado fundo cinza título “A Pessoa sempre vem antes da sua Condição” nas cores laranja e azul. Uma imagem com dois jovens não-brancos atravessando a rua vem exposta do lado esquerdo. O rapaz segura uma bengala e usa óculos escuros, a jovem está de braços dados com ele. A logo do @cvirio faz a assinatura do post na parte inferior do lado direito. Fim da descrição.
#cvirio
https://linktr.ee/cvirio
cvirio88@gmail.com