José Carlos Morais
Ontem fomos surpreendidos no grupo Inclusão, formado por pessoas com deficiência e simpatizantes, por um vídeo de dois pseudo-humoristas. Essa é a melhor denominação para Abner Henriques e Dihh Lopes que tentam fazer piadas ridicularizando as pessoas com Síndrome de Down, os autistas e, enfim, todos os indivíduos com deficiência. Repulsivo! É incrível como essa dupla, desprezível e incompetente, usa de forma sórdida a piada para inferiorizar pessoas. Que sabe da vida essa dupla infeliz? Torço para que os risos ao fundo não sejam reais, porque a conivência da plateia com esse humor tosco e grotesco só agrava a situação. Ao rir da inferiorização alheia, a plateia deve se achar pretensamente superior. Todos parecem desconhecer que há 45 anos procuramos mostrar como as pessoas com deficiência merecem respeito e uma vida digna. Muitas conquistas foram na porrada, mas foram conquistas, apesar de muitos indivíduos remarem contra a maré. Hoje somos fortes, nos impomos e estamos atentos para os retrocessos. Entretanto, ofensas são intoleráveis, detestáveis e inadmissíveis. Só mesmo caminho da justiça é capaz de frear esse tipo de injúria e agressão.
Confira abaixo o REPÚDIO feito pelo JUNTOS GRUPO e que o Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro apoia encaminhando uma denúncia junto ao Ministério Público:
Nós, enquanto grupo de pais, mães e amigos das pessoas com deficiência, estamos estarrecidos com os vídeos da dupla, que vem sendo compartilhados nas redes sociais. Os dois comediantes citados acima zombam de pessoas com deficiência, de forma capacitista, discriminatória e humilhante. Tão desprezível quanto a dupla de comediantes é a plateia, que ainda acha graça. É lamentável que em pleno ano de 2020 ainda tenhamos que enfrentar tamanho desrespeito e falta de empatia.