O Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro, mais conhecido como CVI-Rio, nasceu no Brasil em 1988 com o compromisso de empoderar as pessoas com deficiência, acreditando que TODOS tem capacidade para gerir a própria vida, assumir responsabilidades, tomar decisões e realizar seus desejos, mesmo que tenham uma deficiência severa. Somos uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, que representa o Movimento de Vida Independente na América Latina e adota uma perspectiva transformadora: um modelo não assistencial que tem como principal paradigma a inclusão social. Queremos transformar a representação da deficiência em nossa sociedade para que o indivíduo seja percebido em sua singularidade, contribuindo para o desenvolvimento e construção de um país mais igualitário, por isso, encaramos nosso trabalho com seriedade que é nossa marca, mas também, alegres e esperançosos que o Brasil pode melhorar.
Mobilizar a sociedade para uma visão inclusiva através do fortalecimento da pessoa com deficiência e reconhecimento da diversidade humana.
Ser organização referência no Rio de Janeiro como agente transformador para uma sociedade inclusiva.
Ênfase na pessoa antes da deficiência;
Facilitação do processo de fortalecimento da pessoa com deficiência;
Reconhecimento do protagonismo da pessoa com deficiência.
Juntos somos muito melhores do que sozinhos! Esse é o conceito que o CVI-Rio tem como valor em seu ambiente de trabalho. Temos uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, fisioterapeutas, designers e arquitetas que encaram o trabalho com seriedade, mas também, com alegria e esperança, motivadas pela crença que o Rio de Janeiro pode ser cada vez melhor.
MOÇÃO pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro;
PRÊMIO QUALIDADE 5 anos SAC Petrobras;
PRÊMIO RAINHA SOFIA de Rehabilitatión y Integratión concedido pelo Real Patronato sobre Discapacidad (Espanha);
PARCERIA EFICIENTE, na categoria organização não governamental, promovido pela Fundação Municipal Francisco de Paula – FUNLAR;
PRÊMIO BEM EFICIENTE concedido pela KANITZ & Associados;
GUIA DA FILANTROPIA, com as 400 maiores entidades beneficentes, publicação promovida pela KANITZ & Associados;
Medalha do Mérito Pedro Ernesto concedida pela Câmara Municipal do RJ;
Troféu oferecido pelo REAL PATRONATO DE ESPANHA, por ocasião do DEF’Rio 95;
MOÇÃO pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.