Depois de muita pressão do Conade o Ministério da Saúde (MS) cedeu e incluiu a pessoa com deficiência nos grupos prioritários da vacinação do Covid-19.
Ontem participei como membro da Presidência Ampliada do Conade juntamente o presidente Marco Castilho (Fenapestalozi) e a coordenadora geral Izana Barbosa de reunião virtual com representantes do MS, como desdobramento do que foi deliberado na última Reunião Extraordinária do Conade realizada em 20/01/2021, quando o assunto entrou em pauta.
O Conade havia enviado seis ofícios para o MS solicitando reuniões, fazendo sugestões e explicando os motivos que fazem da pessoa com deficiência ser prioritária na vacinação, todos sem resposta. Somente com a presença de um representante do MS na Reunião Extraordinária foi que o Ministério enxergou a gravidade do assunto e deu a atenção devida.
As pessoas com deficiência vão ser vacinadas logo após as pessoas acima de 60 anos e as com comorbidades e vai ser suficiente apenas uma auto declaração como prova da deficiência. É o que está disposto na segunda versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, divulgado ontem pelo MS (documento abaixo). O Plano será analisado pelo Conade na próxima reunião para possíveis sugestões ou correções.
Vamos aguardar o avanço das vacinações e a divulgação das datas de início das próximas etapas.