Mais de um bilhão de pessoas não conseguem enxergar bem, porque não tem acesso a óculos. Mais de três em cada quatro das pessoas com deficiência visual em todo o mundo tem questões de saúde ocular que podem ser evitadas, segundo a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, em inglês, The International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).
Aqui no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas declararam no último Censo do IBGE de 2010 que tinham alguma deficiência visual, entre elas: 528.624 pessoas alegaram ser totalmente incapazes de enxergar (cegos) e 6.056.654 pessoas disseram que possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, mesmo usando óculos ou lentes.
O Dia Mundial da Visão é exatamente para pensarmos em possibilidades e encontrarmos soluções que garantam a todos, em todos os lugares, o acesso à visão. Podemos começar divulgando e conscientizando as pessoas, além de trabalhar em prol de um país que invista em um número de profissionais qualificados e treinados em saúde ocular, com políticas públicas sérias para combater a cegueira por doenças evitáveis.
Nota: é importante lembrar que o novo Censo que seria feito agora em 2020 pelo IBGE não foi concluído por conta da pandemia covid-19. Está previsto para 2021 a execução da pesquisa e publicação em 2022. A pesquisa impacta diretamente nos números acima, podendo ter diferenças para mais ou para menos. Vamos aguardar os novos números!
#Pratodosverem_ post com fundo rosado bem claro e uma tarja laranja na parte superior e lateral esquerda. No centro tem uma foto no formato de um retângulo de uma jovem só de perfil com cabelos castanhos lisos aparecendo somente o olho esquerdo na cor verde. Logo abaixo da imagem, tem o texto 8 de outubro – Dia Mundial da Visão. Uma linha bem fina na cor laranja separa o texto da logo do CVI-Rio que está no rodapé do post. Fim da descrição.