Chegamos ao final de mais uma turma do Curso de Atendente Pessoal no dia 16 de junho, última terça-feira desta semana. Com a participação de seis cuidadores, fechamos a turma com “chave de ouro”, pois para alguns as aulas foram de extrema importância para mudar seus paradigmas sobre a pessoa com deficiência.
Anizia Helena é um exemplo vivo dessa mudança. Ao conversarmos por telefone, a cuidadora que trabalha no Abrigo Redentor há três anos disse o quanto o curso abriu sua visão para um olhar interno que ela nunca teve antes. “Eu não tinha ideia do quanto eu não me conhecia, achei a aula da Sheila Salgado um espetáculo, pois pude ver que também tenho minhas deficiências e que só poderei cuidar do outro se eu cuidar de mim primeiro”, ela explica.
Outra entrevistada que participou do curso foi Anna Lucia, Presidente da Associação dos Cuidadores da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Estado do RJ (Acierj) que achou o curso essencial para sua profissão. Segundo ela, o curso fez com que aprendesse a lidar com o outro de forma respeitosa. Anna conheceu o CVI-Rio por indicação de Geraldo Nogueira quando trabalhou no Estatuto da Pessoa com Deficiência e, agora, está indicando para todos os cuidadores associados da Acierj.