Por Kathleen Costa
Diversidade e inclusão têm sido, cada vez mais, consideradas assunto estratégico para as organizações. Isso porque, além de fortalecer o employer branding, contribui para um ambiente mais propício às novas ideias e, consequentemente, a soluções diferenciadas para os impasses que possam surgir no cotidiano laboral. Pesquisas apontam, inclusive, que há queda na frequência de conflitos e que os colaboradores ficam mais engajados e produtivos quando entendem a diversidade como ponto positivo.
No entanto, é necessário o envolvimento da liderança para que esse ambiente de abertura e estímulo à diversidade de fato exista e traga bons resultados em relação à inovação e desempenho. Um líder com essa premissa saberá aproveitar da melhor forma as diferentes habilidades de seu time, maximizando a chance de obter um bom retorno organizacional.
A seguir algumas dicas importantes para impulsionar a diversidade:
#Pratodosverem_ foto ao fundo com três pessoas: da esquerda para a direita tem um homem negro com barba curta, casaco de crochê cinza-escuro e gola da blusa vermelho claro, ao lado uma mulher de cabelos pretos curtos, óculos pretos grossos, blazer marrom e blusa branca por dentro segurando uma folha de papel branca, na ponta direita tem um rapaz branco de cabelos castanhos-claro preso e barba, vestindo um blazer cinza com uma camisa (polo) por dentro. Todos estão sentados e tem uma mesa com porta-lápis na frente. Por cima da foto do lado esquerdo tem uma tarja laranja com o texto: Diversidade e inclusão como parte estratégica das organizações; e no topo tem uma tarja branca fina com a chamada Fique por Dentro. Fim da descrição.