Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

A doença falciforme originou-se na África e chegou ao continente americano decorrente do tráfico de pessoas negras escravizadas, como no Brasil existe uma grande quantidade de pessoas com traços de afrodescedência devido à miscigenação, é muito comum que grande parte da população tenha doença falciforme, consequentemente sendo a doença hereditária mais comum no país, depois da diabetes.

Trata-se de uma doença decorrente da mutação em um dos genes estruturais da hemoglobina (Hb), presente nos eritrócitos (hemácias), que dá origem a uma hemoglobina mutante denominada hemoglobina S (Hb S). Existem diversos tipos de doenças falciformes, porém a mais comum entre elas é a anemia falciforme sendo também a mais grave, embora exista tratamento para tal doença, a anemia falciforme possui uma grande taxa de mortalidade por conta de suas complicações.

Apresentando diversos sintomas, os mais comuns são: fortes dores nas articulações, ossos e músculos, inchaços dolorosos na região dos punhos e tornozelos e anemia crônica.

Como posso diagnosticar a doença?

A doença pode ser detectada ainda na primeira infância por meio do teste do pezinho, exame que é disponibilizado pelo SUS ainda nos primeiros dias de vida. Para obter mais informações procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

A doença Falciforme tem cura?

Alguns estudos estão sendo feitos por meio de células-tronco e têm demonstrado bons resultados para uma possível cura da doença, porém os riscos ainda são grandes e os testes ainda estão em fase experimental, ainda teremos um grande caminho pela frente até a conclusão das experiências. Enquanto aguardamos a finalização desse processo existem outros tipos de tratamentos que auxiliam na qualidade de vida do portador de doenças falciformes, procure um médico especializado para que juntos cheguem em um tratamento mais adequado.