13 de outubro vai ficar na história do projeto Cidadão Capaz da BR Distribuidora. Cerca de 180 pessoas compareceram ao evento organizado pela equipe do setor de Programas Corporativos e Responsabilidade Social da BR com o objetivo de apresentar a iniciativa de revitalização do projeto aos funcionários da empresa.
A abertura foi feita pelo Diretor da Rede de Postos de Serviços, Thomaz Lucchini Coutinho, e pelo Diretor de Operações e Logística, Marcelo Fernandes Bragança. Em seguida, a Gerente de Programas Corporativos e Responsabilidade Social, Camila Pimentel Freire e o profissional responsável pelo projeto do Posto Alvorada, Sérgio de Paiva Magalhães Calvet, da gerência de automação e projetos comerciais, apresentaram a adaptação do projeto Cidadão Capaz. O Posto Alvorada é um piloto da revitalização do projeto.
Depois foi realizada uma mesa redonda com o propósito de mostrar os impactos das iniciativas do projeto, apresentar as primeiras impressões a respeito da adaptação do Posto Alvorada e despertar uma reflexão a respeito da inclusão de pessoas com deficiência. A mesa teve participação de Vanessa Goulart, diretora da CVI-Rio, de João Antônio Zoghbi Dagher, revendedor que opera no Posto Alvorada, de João Tiago dos Santos Sipriano, um dos trabalhadores contratados para trabalhar no posto e o Douglas Galvão Barros Pereira, profissional da Petrobras com deficiência visual que atua na área financeira da empresa. A mesa foi mediada por Gustavo Andrade Damasceno, da gerência de programas corporativos e responsabilidade social.
“As pessoas que participaram hoje aqui saíram muito mais sensibilizadas com a importância da realização de projetos como o Cidadão Capaz e cientes de que promover a inclusão é um dever que resulta em nada menos do que garantir a todos o direito de ir e vir e exercer qualquer função que deseje na nossa sociedade”, finaliza Gustavo Damasceno.
Para fechar o evento, a Companhia de dança inclusiva Corpo em Movimento da ANDEF fez uma apresentação e todos os presentes foram convidados a participar de uma experimentação em cadeiras de rodas e uma simulação da deficiência visual.