Existem diferentes níveis de trabalho remoto e cada organização tem necessidades únicas. Primeiro, é importante conhecer as etapas desse modelo de trabalho para considerar o que é melhor a longo prazo, pois há vantagens e desvantagens em cada um. Mas hoje, vamos falar, especificamente, dos benefícios para as pessoas com deficiência.
Embora nem todo trabalho possa ser executado remotamente, com a COVID-19 ficou evidente que funcionários e empresários não precisam mais viajar para um ambiente de escritório para trabalhar produtivamente; em muitos casos, as demandas agora podem ser feitas em casa. Isso se deve em parte aos desenvolvimentos maciços em tecnologia móvel e conectividade à internet sem fio.
Uma política de trabalho remota oferece oportunidades e benefícios valiosos para os empresários, mas mais importante ainda para a força de trabalho, inclusive para as pessoas com deficiência.
Em uma pesquisa feita pelo GitLab, um aplicativo da web baseado em banco de dados, com 420 pessoas com deficiência sobre os benefícios do trabalho remoto, descobrimos que:
52% gostam muito de trabalhar em casa por conta da agenda flexível, podendo fazer sua própria programação de trabalho;
38% alegam que evitar o deslocamento em transportes públicos é o que há de melhor nesse modelo de trabalho;
35% acreditam na economia dos custos com roupas, alimentação e outros;
34% dizem que agora podem cuidar mais da família e dos animais de estimação;
32% reduziram suas taxas de ansiedade e estresses;
26% afirmam que a saúde, não somente física, mas mental e espiritual, melhoraram;
22% queriam e conseguiram liberdade para viajar e fazer mudanças;
20% mostraram que são capazes de morar onde quiserem;
18% acham que é ótimo a redução das políticas de escritório, como horários pré-definidos e regras de convívio.
O trabalho remoto deixou de ser o futuro e está bem presente na vida de todos no mundo inteiro, não somente no Brasil. Estamos no melhor momento para reavaliarmos nossa forma de trabalho, nossas conexões, nossas prioridades e nossa produtividade.
Leia também: Dicas para você não se sentir sozinho trabalhando remotamente