O termo empregabilidade, no ambiente corporativo, designa, de forma ampla, o conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos que tornam um profissional atrativo para o mercado de trabalho. Neste contexto, o a Empregabilidade, do CVI-Rio, dedica-se a atender à demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados, como via de inclusão social da pessoa com deficiência.
Através do PROGRAMA DIVERSIDADE NA EMPRESA, atuamos desde o fortalecimento pessoal e profissional da pessoa com deficiência passando por desenvolver a qualificação profissional destas, potencializando sua inserção do mercado de trabalho; preparando as empresas, estendendo-se até o período pós-encaminhamento para vagas, onde fazemos um acompanhamento deste profissional e seu gestor, o qual chamamos de “Emprego Apoiado”, quebrando barreiras arquitetônicas, sociais e humanas.
Agregue valor a sua empresa, invista na Diversidade. Com as peças abaixo monte esse quebra-cabeças e veja como podemos colaborar, com sua empresa, nesse sentido.
Nós, do CVI-Rio, compreendemos a deficiência como uma das características que formam um indivíduo, como a cor dos olhos ou o formato do rosto, mas não há como negarmos anos de estigma social e uma bagagem cultural que diferencia e segmenta as pessoas por suas características físicas.
Depois de consciente dos benefícios advindos da Diversidade na Empresa, precisamos pensar nas oportunidades a serem oferecidas aos candidatos com deficiência; e nada de estigmatizar essa relação de “uma vaga própria para uma determinada deficiência”.
A Consultoria em Acessibilidade tem como objetivo orientar e dar diretrizes a cerca das melhores práticas em acessibilidade, e sugerir intervenções a fim de adequar as instalações ou projetos avaliados segundo as Normas Brasileiras de Acessibilidade da ABNT.
A busca por um profissional nem sempre é uma tarefa fácil, visto que precisamos compatibilizar as habilidades, competências técnicas e comportamentais com os perfis das vagas oferecidas pela empresa.
A abertura no mercado de trabalho para pessoas com deficiências abriu as portas para um grupo antes segregado do ambiente corporativo.
Incluir uma pessoa com deficiência na equipe de trabalho, por ser ainda algo novo, pode requerer uma dose extra de atenção e disponibilidade.
Colaborador da OI, participou da 9ª turma do Programa de inclusão OI
“Eu, sempre acreditei que Deus, coloca as pessoas certas em nossa vida, no momento certo. Com o CVI-Rio foi exatamente assim. E durante esse tempo conheci essas pessoas incríveis que trabalham e administram o CVI-Rio, pessoas essas que passaram a fazer parte do meu dia a dia, me ajudando muito em princípio na minha capacitação. O CVI-Rio me colocou na estrada, estou observando a paisagem, aprendendo e crescendo a cada dia; agradeço à todos vocês por terem me colocado nessa estrada que segue em frente.”
Colaborador do Metrô Rio, participou da 8ª Turma do Programa Abrindo Caminhos
“Conheci o Projeto de Capacitação do CVI-Rio através do Metrô Rio, e a forma com que eu e a turma fomos tratados nos fez acreditar que poderíamos ingressar na empresa ou tentar novas oportunidades fora dela. Hoje atingi o sonho de trabalhar onde estou; passei por uma área de experiência dentro da empresa antes de ser efetivado, e por onde tenho passado venho deixando uma marca de portas abertas. Se hoje tenho essa marca e alguns dotes agradeço muito ao CVI-Rio por se empenhar em mostrar que sou capaz de ser um profissional com excelência.”
Colaborador do SENAC-Rio, participou da 3ª turma do Projeto Eficiência
“Conheci o CVI-Rio através de pesquisas feitas pela internet; a resposta a essa demanda foi rápida, como também o tempo entre o período de avaliação e de minha contratação no mercado de trabalho. Além disso, o Programa de Capacitação do CVI-Rio foi importante para minha evolução profissional, a partir de cursos com profissionais competentes e que conseguem fazer a junção entre o didático e o humano, sabendo dimensionar para cada deficiência uma forma especifica de comunicar o conteúdo apresentado.”
O Recrutamento & Seleção de profissionais com deficiência tem algumas peculiaridades e ter uma equipe especializada pode ser um diferencial que torna este processo mais eficaz. Conhecer sobre as deficiências, suas limitações e potencialidades favorece um direcionamento mais assertivo do candidato à vaga pretendida. A dinâmica e agilidade destes processos também são condições imprescindíveis para uma contratação de sucesso.
Quando falamos em contratar um profissional com deficiência deveríamos pensar primeiro nos valores, comportamentos e diretrizes da cultura de uma Empresa. Pensar na importância do capital humano da sua Empresa, os valores agregados à multiplicidade de gêneros, de pensamentos, de experiências e novas formas de atuação são reflexões que devem preceder qualquer contratação.
Contratar pessoas com deficiência prioriza a valorização de uma característica que as Empresas não possuíam: Diversidade. Mas não diversidade de corpos apenas, mas diversidade em pensar e fazer diferente. Quando fazemos algo de outra maneira, criamos a oportunidade para Inovação! Diversidade e Inovação andam lado a lado tanto na cultura das empresas, quanto nas atividades do dia a dia. Saia do lugar comum, vá além do que já é uma demanda compulsória e torne a diversidade uma vantagem competitiva, um valor e principio para sua empresa!
Não. Profissionais com Deficiência são antes de tudo pessoas com desejos, aptidões e conhecimentos diversos. Não podemos rotular um cargo como “o cargo dos PcDs”, pois além de segregarmos este grupo do restante da equipe, estamos também limitando sua perspectiva profissional à apenas uma oportunidade na Empresa. A contratação de Profissionais com Deficiência deve contemplar suas competências e habilidades. Olhe primeiro para o potencial não se paute apenas pela falta…Vai se surpreender! Desta maneira, teremos uma Empresa realmente inclusiva, em que as equipes possam se enriquecer com a diversidade e as inovações trazidas pelos novos integrantes.
Trabalhamos com um sistema de formação modular, desta maneira podemos combinar as disciplinas mais pertinentes ao perfil da vaga pretendida. Além de diferentes combinações dos módulos, podemos também planejar sua duração conforme os diferentes conteúdos e carga horárias oferecidas.